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5 frases que podem revolucionar seu negócio.

Emerson Tokarski traz 05 destaques do SET-UP Meeting Goiânia





Foto: Emerson Tokarski, Igor Puga e Eco Moliterno.

No dia 11.03, tive a oportunidade de estar junto com duas das mentes mais brilhantes do Brasil na atualidade sobre marketing e publicidade, no grande evento SET-UP MEETING, Eco Moliterno, considerado o melhor do Brasil hoje e Igor Puga Diretor de Marketing e Marca do Santander Brasil.
Quero trazer a vocês 05 pontos/frases que mais me impressionaram nas falas e no debate que ocorreu no evento, que só pra deixar claro, TODO EMPRESÁRIO, EMPREENDEDOR E PROFISSIONAL DE ALTO NÍVEL deveria participar. 

1) "As crianças nascidas a partir de 2017, em quase todo mundo, não precisarão tirar carteira de motorista." -  Calma, respira e leia frase novamente... A explicação é que quando a criança que nasceram em 2017 tiverem seus 18 anos, os carros já serão tão automatizados ou mesmo fáceis de serem manuseados quanto o seu computador que você está lendo agora este artigo. Mas o que mais me surpreende nesta frase é que mentalmente não estamos nenhum um pouco preparados para isso, na verdade achamos que os robôs e etc estão somente nos filmes de ficção, assim como nossos pais ou você mesmo, achava que uma chamada de vídeo em tempo real a distância era bem improvável a 20 anos atrás. A verdade é que não estamos esperando e muito menos preparados para as mudanças na velocidade que eles têm acontecido e os que entenderem melhor isso tem a chance de criar um universo totalmente novo.

2) "A sutiliza na diferença entre fidelidade e lealdade é a chave do novo mundo das marcas." - No evento ficou muito claro para mim a diferença entre fidelidade e lealdade (no universo empresarial) e isso muitos empreendedores, palestrantes, vendedores ainda não entenderam e parece ser na minha visão hoje uma grande diferença. Na prática é quase impossível em qualquer mercado termos a fidelidade do cliente, ou seja, ele só compra de mim pra sempre, devido a diversidade de opções e a variedade de oferta. Mas quando entendemos que o cliente é leal a minha empresa ou marca, ou seja, ele até experimenta outras marcas, mas sempre volta para minha, ficamos até mais interessados no tema e os bons profissionais até incentivarão novas experiências para os clientes atestar que a marca dele é realmente a melhor. Isso é ótimo pra concorrência e para nunca ficarmos na zona de conforto. A verdade é que essa ideia exclusivista está cada vez mais em baixa.

3) "Marca é aquilo que as pessoas dizem sobre você. Quando você não está na sala" - Esta frase se resume nela mesma, você fazer campanhas, anúncios e mais um monte de coisas, mas o que importa é o que as pessoas falam de você quando você não está próximo a elas. É assim para as pessoas, profissionais e é assim para as empresas. O que será que as pessoas têm falado de você, quando você não está próximo? Vou deixar essa pulga atrás da sua orelha.

4) "Tecnologia traz oportunidade. Criatividade constrói valor.” - A tecnologia trouxe oportunidades se não iguais, talvez mais próximas/ emparelhadas para pessoas em todas as partes do mundo. O mesmo acesso que você tem a informação, milhares de pessoas também tem hoje, isso nunca aconteceu na história da humanidade. Antigamente quem tinha a informação detinha o poder. Com este avanço, o que nos resta é ser criativos, diferentes, talvez autênticos. Quem conseguir ter mais criatividade, criar coisas mais novas possíveis, ou talvez entender melhor as mudanças citadas no ponto 01 deste texto, poderá criar mais valor pra sua marca, empresa ou mesmo vida.

5) "Os clientes hoje desejam que grandes marcas tenha a conduta de pequenos negócios" - Nós queremos ser tratados como pessoas e não como números, seja no nosso trabalho seja comprando algo. Por isso hoje as grandes empresas e até as médias precisam voltar a atender o cliente como a padaria da esquina trata a Dona Maria, de preferência da maneira mais personalizada e "informal" possível. Cansamos e penso que passamos da época dos números, aceitamos isso durante algum tempo, mas agora estamos com anseio de voltar a sermos tratados como gente de novo. Ao mesmo tempo, este mesmo cliente espera que a padaria da esquina tenha o profissionalismo de uma grande corporação e isso não é fácil, mas é algo que todos devemos buscar e que convenhamos no Brasil ainda mais, pois existem inúmeras empresas amadoras no mercado. 

 

Olha, não dá pra resumir, o evento foi de altíssimo nível, para pensadores mesmo, sem brincadeira, quebrou todas as fronteiras do que poderia imaginar ou mesmo refletir....
Para terminar algo que me chamou bastante atenção foi a necessidade que os palestrante trouxeram do comunicador entender de fato de negócios e ao mesmo tempo o empreendedor entender de fato de marketing, parece que o empreendedorismo e o marketing estão caminhando para estarem cada vez mais juntos e que para um acontecer será imprescindível o conhecimento sobre o outro.

Enfim... o próximo será com os VP do Carrefour e MC´Donalds, só isso, em Goiânia dia 08.04.

Sério, não perde não!

 

Emerson Tokarski - Palestrante e Master Coach